top of page

O maior ditador de todos os tempos

Impossível que haja um igual, sequer semelhante. Ele está por toda parte, em todos os lugares. O pior: habita a cabeça das pessoas.


Pior que o Stalin, que o Fidel, o Kin Jong-Un? Sim, pior. É o pior ditador de todos os tempos.


Tempo. É nisso mesmo que ele manda. É esse ditador quem decide a que horas as pessoas vão se acordar, a que horas iniciarão suas jornadas de trabalho, e quanto tempo o trabalho vai durar. Com ele ninguém pode.


Esse ditador é antigo. Foi instaurado no poder pelos sumérios, muitos e muitos anos atrás. De lá para cá, não foi combatido, não foi desafiado. As pessoas simplesmente habituaram-se à sua vontade, e curvaram-se diante dele. Todos prostram-se em frente ao grande ditador e atendem seus desejos. Todos têm suas vidas comandadas por ele.


E essas vidas são ceifadas também por ordem do tal ditador. Ele não é sua causa, nem o carrasco propriamente dito, mas é ele quem decide quando as pessoas morrerão. Por isso, apenas, que ninguém é imortal. E, mesmo que a medicina avance, mesmo que o mundo evolua, a morte vai continuar sendo inevitável, porque o ditador que comanda a vida de todos é implacável. O ditador todo-poderoso que permitiu todas as revoluções e todas as transformações deste planeta jamais permitiu que sua hegemonia fosse quebrada. Não, ele não permitirá jamais que o tirem do poder. Podem cair tantas Bastilhas quantas forem possíveis, e ainda assim não se terá nenhuma chance de despojar o terrível e cruel ditador que comanda o mundo todo.


O maldito ditador, governante supremo da vida humana, é o mesmo que obriga a todos a abandonarem a cama sempre que estão em meio a bons sonhos, as põem para trabalhar arduamente, lhes sugam as energias.


Todos sabem quem ele é. Muitos o ignoram, mas ninguém está imune à sua existência. Seu retrato está espalhado por todos os lugares. As casas, o comércio, as repartições públicas, o Big Ben, tudo. Tudo tem a imagem deste que é a mais onipresente de todas as entidades malignas do mundo. Sim, malignas, porque é ele o destruidor de sonhos. Quando alguém tem um desejo, é imediatamente lançado em uma disputa contra ele. E ele não perde jamais. Quando muito, permite que a pessoa tenha aquilo que desejou, mas só depois de envelhecer, só depois de muito insistir e muito lutar.


Quando alguém tem uma tarefa a cumprir, eis que ele se impõe. Determina quando a tarefa deve ser concluída. O Sol surge assim que esse ditador permite, e só vai embora quando esse ditador permite.


Há, ainda, quem o leve em seu pulso. Um pequeno retrato seu. Um pequeno retrato do ditador, cuidadosamente estampado no pulso de muitas pessoas, tamanho é o medo deste ditador. Não, não é respeito, é medo mesmo, medo de não ter um ser as controlando dia e noite. Um ser que habita o inconsciente de cada um, que dá ordens e mais ordens, que não pode ser derrubado, que é invisível, mas que tem seu rosto estampado em toda parte.


Neste momento ele está observando toda a humanidade. Ele é perverso. Enquanto todos correm de um lado a outro, cumprem todos os seus deveres de subalternos, esse ditador ri zombeteiramente. Enquanto todos lutam pelo bem de suas próprias vidas, esse ditador encolhe as vidas de todos, simplesmente com seu tic-tac. A cada tic-tac, todos aproximam-se de seus fins. E daqui a muitos e muitos tic-taques, até mesmo o Universo sucumbirá diante do mais temível e poderoso ditador de todos os tempos.



Destaque
Tags
bottom of page